quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sistemas de Informação e Estoques

Muitas empresas estão usando modelos de controle de estoques computadorizados, para fazer com que os estoques se equiparem com os níveis previstos de vendas e sejam coordenados com fornecedores, a fim de reduzir os níveis médios de estoque.

Os sistemas de controle de estoque possuem funções como:

1. Atualizar registros de estoques: toda vez que ocorrer uma transação, como compra ou venda, volume, posição e valor do estoque foram modificados. Fica possível determinar o status do estoque a qualquer momento.

2. Gerar pedidos: as decisões de quando e quanto comprar podem ser realizadas por sistemas de informações de controle de estoque.

Além disso, os sistemas de informação de estoques podem gerar automaticamente qualquer documentação requerida ou transmitir informações de ressuprimento por meio de um sistema eletrônico de intercâmbio de dados (EDI - Eletronic Data Interchange):
1. Gerar registros de estoques;
2. Ajudar na previsão de vendas.

Modelos de Gestão Operacional de Estoque


MRP/MRPII


O MRP (Material Requirement Planning) permite que as empresas calculem quantos e que tipo de material serão necessários ao processo produtivo  e em que momento. Para isso, o MRP utiliza-se de informações como os pedidos realizados e, também a previsão de pedidos futuros.

O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações da demanda futura nas áreas como marketing, finanças e engenharia, assim como analisem as implicações com relação à necessidade de materiais.






OPT - Optimized Production Technology


A OPT é uma técnica computadorizada que auxilia a programação de sistemas produtivos de acordo com o ritmo dos recursos mais fortemente carregados, que são chamados gargalos.

A OPT é uma técnica de planejamento da produção que leva em conta as restrições de capacidade, buscando não sobrecarregar parte do sistema produtivo. Ao identificar e localizar a restrição no processo produtivo e ao esforçar-se para removê-la, o planejamento da produção está sempre focalizando a parte do sistema produtivo que determina criticamente o ritmo da produção.

2 comentários:

  1. Poxa vida Muito legal essa iniciativa!
    Continue esse trabalho maravilhoso!

    Fiquei com algumas duvidas. Vocês poderiam me ajudar?
    São elas:
    Quais são os principais produtores(Fabricantes de Softwares) desses sistemas de informações?
    Quanto custa +- um dessas ferramentas administrativas?

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, obrigada pelos elogios!!!!

    Bem, não tenho essas informações! mas eu posso procurar e te dizer, ok?!

    Eugenia

    ResponderExcluir